segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Elisabete Matos, orgulho nacional





Elisabete Matos é portuguesa e uma das mais prestigiadas sopranos a nível internacional, na actualidade. Foi ao vê-la no programa da TVI: "Cinco dias, Cinco Rostos", que me chamou a atenção e fui procurar mais sobre si, nunca antes tinha ouvido falar no seu nome, estranhamente, para uma artista desta dimensão.

É incrível que haja um portuguesa que é venerada em Espanha, e no mundo, pela sua qualidade vocal e talento, e que em Portugal seja praticamente desconhecida para a maioria de nós.
É compreensível talvez, pelo facto de não haver praticamente (há excepção do teatro S. Carlos em Lisboa) espectáculos de ópera em Portugal, nem tradição nessa área, mas ainda assim é indesculpável! Ocorre-me dizer, perante isto, que o nosso país não merece a grandiosidade dos seus artistas, a ver pela indiferença com que os trata!
Fiquei impressionada e orgulhosa enquanto portuguesa, por haver alguém que tendo nascido em Caldas das Taipas, tenha conseguido atingir o nível de prestígio que tem actualmente, sendo considerada uma "diva" em Espanha.
Vi alguns vídeos de actuações suas no Youtube, e percebe-se o porquê de La Matos, como é conhecida no país vizinho, ser tão respeitada.
Pessoas como Elisabete, fazem-nos ver que mesmo nascendo num país como este, onde as artes e a cultura são tão desvalorizadas, é possível sonhar mais alto!


Turandot

Casta Diva

Mesmo para quem não é apreciador de Ópera, é impossível não se ficar impressionados e maravilhados, depois de ouvir a interpretação de Turandot (e de muitas outras), de Elisabete Matos. É algo de sublime!

2 comentários:

  1. Meus Deus, não sei como vim parar a este blog mas realmente que tristeza...
    Quem é que visita isto?
    Seguidores são 11... em três anos!!
    Comentários... este deve ser o 1º há séculos!!
    Realmente deve ser preciso ser muito solitário ou masoquista para ter um blog assim.

    ResponderEliminar
  2. concordo. mas mais solitário ou masoquista deve ser quem se dedica a criticar anonimamente os blogs dos outros! Aposto que deve ter um blog tão tão bom que prefira manter no anonimato!

    ResponderEliminar