terça-feira, 24 de abril de 2012

Pequena Abelha, de Chris Cleave




Adorei este livro! Comprei-o sem conhecer nada do seu autor, mas pelas críticas fabulosas que se podiam ler na capa, feitas em jornais internacionais, e pela descrição da história, deixou-me curiosa. 
Sem revelar muito, é uma história de uma rapariga refugiada que se vai cruzar com uma mulher londrina e as suas vidas vão-se alterar completamente. Foi uma excelente escolha, pela actualidade da história, pela crueza do que nos dá a conhecer sobre o que se vive em África e sobre a realidade dos refugiados/emigrantes ilegais, e do confronto entre os mundos desenvolvido e não desenvolvido. 
Está muitíssimo bem escrito, uma história muito envolvente e profunda, e tanto nos consegue pôr a rir quase à gargalhada num momento, como no seguinte nos deixa com um nó na garganta. Depois de a ler ficamos de certeza com algumas passagens a pairar no pensamento.


“Um livro imprescindível e notável pela sua visão perspicaz da verdadeira essência da humanidade.”
O – Oprah Magazine
 


“Eletrizante... Prende-nos logo na primeira página e permanece na nossa memoria muito depois de o terminarmos.”
Chicago Tribune

“Num minuto estamos a ler uma passagem tão dramática, escrita num estilo tão envolvente que nem conseguimos saltar as partes mais duras, e no seguinte estamos a rir às gargalhadas. Quase nos sentimos obrigados a retroceder algumas páginas e pedir desculpa às personagens pela nossa ligeireza.”
The Weekend Australian