terça-feira, 1 de setembro de 2009

O segredo dos centenários do mundo no programa da Oprah

O tema do último programa da Oprah que vi era sobre alimentos que nos podem fazer viver mais anos de vida. O Dr. Oz, um médico com presença assídua no programa deslocou-se às zonas do mundo com maior número de idosos centenários para tentar desvendar os alimentos da sua dieta que estariam na origem de tanta saúde e vitalidade.
  • A zona com maior número de centenários fica localizada na Costa Rica, um dos segredos da dieta dessa zona é a presença de níveis elevados de cálcio e magnésio na água, que relaxa as artérias, fortifica os ossos e contribui para o bom funcionamento de todo o organismo, assim como o consumo de muito milho, feijão e abóbora.
  • Outro ponto azul, como denominaram as zonas do globo em questão, é a Sardenha onde é possível encontrar o maior número de centenários homens. Foi desvendado que os alimentos-chave desta zona são o pão integral, queijo, vinho tinto e sardinhas. Um idoso de 104 anos que participou na reportagem diz que bebe o primeiro copo de vinho tinto às 10h da manhã. Segundo o Dr. Oz o queijo pecorino da Sardenha é rico em ómega-3 e ácidos gordos. O consumo local de leite de cabra também é muito benéfico, pesquisas indicam que para além de mais cálcio protege contra Alzheimer e doenças cardíacas e causa menos intolerância à lactose do que o leite de vaca.
  • Loma Linda na Califórnia é outro exemplo, o segredo dos seus habitantes é a pratica de uma dieta à base de produtos naturais não processados, não fumar, não consumir álcool e não comer carne, práticas relacionadas com a religião Adventista.
  • Segue-se a iha japonesa de Okinawa onde a esperança média de vida dos seus habitantes é de mais sete anos do que os americanos. A dieta local é à base de tofu, verduras e peixes.
Mas o que parece ser comum às pessoas destes locais é a prática de exercício físico nas tarefas comuns do dia-a-dia e a inserção num grupo social onde se sentem felizes. Vale a pena ver a reportagem para conhecer pessoas com mais de 100 anos com um quotidiano e uma energia incríveis!
A reportagem aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário